Blog

Você sabe como funciona um bisturi eletrônico?

como funciona um bisturi eletrônico?

O bisturi eletrônico é o equipamento utilizado nas chamadas eletrocirurgias, e sua função é a de cortar ou coagular células do tecido através da passagem da corrente de radiofrequência que emite.

 

São muitos os efeitos dessa passagem de corrente elétrica em tecidos vivos, que podem variar de acordo com o tipo de tecido ou com o tipo de corrente utilizada. É preciso entender que, numa eletrocirurgia, a densidade da corrente é um dos fatores mais importantes, bem como a impedância do tecido (sua capacidade de resposta à corrente). Isso quer dizer que quanto maior a densidade da corrente, maiores os efeitos no tecido em questão. Por sua vez, quanto maior resistência à corrente elétrica o tecido oferece, maior é a quantidade de calor produzido.

 

De acordo com a Barrfab, fabricante de nossos bisturis eletrônicos, temos as seguintes alterações causadas no tecido-alvo pelo calor gerado durante a eletrocirurgia:

–  40°C não causam nenhum dano significativo;

– Entre 43°C e 45°C ocorre a retração dos tecidos;

– Existe dano reversível, dependendo do tempo de exposição;

– Com mais de 50°C as atividades enzimáticas se reduzem (desnaturação dos tecidos);

– Entre 50°C e 60°C ocorre a coagulação das proteínas;

– Entre 90°C e 100°C o tecido é completamente desidratado (dessecado);

– Acima de 100°C acontece a transição para vapor d’agua intra e extracelular;

– Com mais de 150°C ocorre a carbonização;

– Após 300°C os tecidos se vaporizam.

 

O tempo de exposição à corrente e o tamanho da área exposta a ela também influenciam nos efeitos sobre o tecido, que pode sofrer lesões ou outras consequências destrutivas, caso não sejam muito bem controladas e planejadas. Por isso, contar com um equipamento com qualidade e padrão confiável é indispensável para o sucesso da eletrocirurgia.

 

Os Bisturis Eletrônicos Microprocessados de nosso catálogo

Os bisturis eletrônicos de nosso catálogo – LC4, LC3, LE4 e LE3 – trabalham em frequências de até 390.000 Hz (390 KHz), solução que garante a segurança do procedimento, evitando a sensação de choque (quando a frequência é muito baixa) ou fuga de corrente (quando a frequência é alta demais). Tem outro post aqui no blog falando de cada um deles: acesse aqui para ler.

 

Vale lembrar que nossa equipe está disponível para tirar suas dúvidas e ajudar na escolha do melhor equipamento para a sua necessidade. Se precisar de maiores informações, entre em contato!

E garantimos o treinamento para a utilização adequada do produto – o que a equipe Gnmed oferece com a qualidade e experiência de seus 28 anos.

 

BISTURI LE3/LE4

BISTURI LC3/LC4